Mulheres empreendedoras conquistam o mercado

Empreender pode ser a chance de criar um negócio inovador, realizar um sonho, ter maior flexibilidade, obter independência financeira ou até mesmo melhorar a qualidade de vida.

Pode também ser a chance das mulheres buscarem melhores condições de trabalho e conseguirem se destacar, e é isso que elas estão fazendo. Pois hoje, elas representam 49% dos donos de negócios no Brasil.

É isso mesmo, segundo pesquisas, elas estão administrando quase 50% das pequenas empresas, o que significa que estão criando oportunidades, empregos e conquistando todos os setores do mercado. É um marco para as mulheres, que estão ganhando cada vez mais espaço e obtendo grandes resultados em suas carreiras.

Mas ser uma mulher empreendedora de sucesso não é tão simples, há alguns desafios que precisam ser enfrentados e listamos os principais para te ajudar a realizar os seus planos.


Os desafios das mulheres empreendedoras

O primeiro desafio para empreender é encontrar uma real oportunidade de negócio. É claro que sempre queremos trabalhar com aquilo que gostamos, mas é preciso encontrar dentro da sua área de atuação um nicho pouco explorado, oferecer um serviço de uma maneira diferenciada, etc.

É importante ter algum diferencial, identificar alguma necessidade de mercado, para então criar o seu negócio.

Também é importante compreender que não há como controlar tudo que acontece a sua volta quando você está fazendo a gestão de uma empresa, por isso foque no que é urgente e nas questões fundamentais. É natural não dar conta de todas as tarefas no começo, então concentre seus esforços no que de fato faz o seu negócio funcionar, como nas vendas.

Outro desafio que precisa ser destacado é o networking. Como as mulheres costumam ter pouca disponibilidade de tempo, por muitas vezes se desdobrarem entre várias funções, na vida pessoal e profissional, fica difícil dedicar algumas horas fora do horário comercial para firmar parcerias.

Mas é importante participar de eventos, fortalecer laços com outros empreendedores e fazer contatos. Porque o networking é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio, pode ser um ponto de apoio em várias situações.

Além de todos esses itens listados, claro que ainda há o desafio de enfrentar o machismo em alguns segmentos de mercado, mas através de muito trabalho é possível vencer até mesmo essa questão.

O principal é dar o primeiro passo, se informar e começar planejar o seu negócio. Se quiser conhecer outros empreendedores para melhorar seu networking, venha visitar o Espaço i9.


Clique aqui para ler uma matéria especial da Endeavor, com histórias de mulheres empreendedoras que conquistaram sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *