Crise x empreendedorismo

Para muitos, a crise é um momento de insegurança, mas já parou para pensar que este também pode ser um momento de oportunidade?

O empreendedorismo e o crescimento econômico estão ligados, afinal a expansão econômica permite que os novos empreendedores invistam mais e consigam créditos e financiamentos de maneira mais acessível.

Mas se o número de empreendedores tende realmente a diminuir nos momentos de crise, isso pode ser visto como uma oportunidade, pois quer dizer que haverá menos concorrentes. Além disso, os desempregados tem maior chance de se tornarem empreendedores nesses momentos do que voltarem a ser empregados.

Como ser empreendedor em tempos de crise

Se pararmos para pensar, a maioria dos negócios, principalmente das startups, surgem para resolver algum tipo de problema. O empreendedor identifica alguma necessidade ou obstáculo e cria um negócio que ajude a resolver essa questão. Como a crise traz uma série de problemas, acaba aumentando os espaços nos quais novos empreendedores podem atuar.

Durante esses momentos de instabilidade as pessoas também tendem a mudar de hábitos e reduzir gastos, isso quer dizer que ao invés de adquirir produtos novos, elas buscam realizar a manutenção dos bens que já possuem, o que abre outra série de possibilidades.

Então a crise não é um impedimento para quem deseja empreender, pelo contrário, pode ser uma inspiração e uma porta para novos negócios. Desde que você seja capaz de inovar, identificar chances e criar novos produtos ou serviços.


Dicas para empreender durante a crise


• Invista em tecnologia

Observe as tendências de novas tecnologias, pois a web pode proporcionar muitas oportunidades de novos negócios com pouco investimento e com chances de rápido crescimento.


• Estude o mercado

Busque conhecimento com especialistas e estude a fundo o mercado em que deseja atuar e o tipo de público que quer atingir. É importante compreender muito bem quais são os problemas dessas pessoas, para então antecipar soluções.


• Otimize seus recursos

Reduzir custos também é essencial para quem quer empreender. Então se concentre em fazer uma gestão inteligente de seus recursos e otimizar os seus processos, para conseguir o máximo de resultados possíveis com o que possui.


Para finalizar, vale também criar um networking, fazer contato com outros empreendedores, outros profissionais que possam compartilhar conhecimento ou até mesmo virar seus parceiros.


Uma ótima forma de fazer isso é trabalhar em um escritório compartilhado, como o espaço i9, um lugar inspirador para criar novos modelos de negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *